Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Medicamentos
Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos
Medicamentos
Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos
SAFIE

Superintendente: Samira Santos Eladji
E-mail: samira.eladji@saude.rj.gov.br


ATRIBUIÇÕES

Coordenar a Política Estadual de Assistência Farmacêutica;
Cooperar técnicamente para a estruturação da Assistência Farmacêutica Municipal;
Realizar a coordenação e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica;
Qualificar os Recursos Humanos envolvidos na Assistência Farmacêutica;
Planejar e avaliar a distribuição de medicamentos, supervisionar e orientar as Secretarias Municipais de Saúde na execução do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica;
Definir, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica;
Definir, coordenar, supervisionar e executar atividades inerentes à Assistência Farmacêutica Hospitalar das unidades próprias da rede SES, UPA;
Coordenar e organizar o desenvolvimento de programas, projetos e ações na sua área de atuação;
Promover o uso racional de medicamentos.


ESTRUTURA

A Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAFIE) possui em sua estrutura quatro Coordenações responsáveis por coordenar, acompanhar, supervisionar e executar as ações relativas à Assistência Farmacêutica no Estado. Além disso, está inserida no organograma da SAFIE a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado – Rio Farmes, onde é realizado o processo de cadastro e dispensação dos medicamentos especializados.


COORDENAÇÕES

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
Coordenador: Tiago Rodrigues de Matos, Farmacêutico
E-mail: especializado.safie@saude.rj.gov.br
A coordenação do CEAF, tem por atribuições definir, coordenar, supervisionar e executar ações relativas ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF/RJ, em conformidade com as normas estabelecidas pela Portaria GM/MS nº 1.554 de 30 de julho de 2013.

Logística e Qualidade de Medicamentos
Coordenadora: Melissa Silva de Oliveira, Farmacêutica
E-mail: logistica.farmacia@saude.rj.gov.br
A coordenação de Logística tem por atribuições definir, coordenar, supervisionar e executar ações direcionadas à operacionalização de processos logísticos integrados mediante as interfaces existentes entre as diversas áreas da SES, visando garantir o suprimento de medicamentos padronizados por esta à população.

Qualificação dos Serviços Farmacêuticos
Coordenadora: Keila Justino de Almeida Silva, Farmacêutica
E-mail:qualificacao.safie@saude.rj.gov.br
A Coordenação de Qualificação de Serviços Farmacêuticos tem por atribuições planejar, coordenar, supervisionar e executar ações inerentes às atividades de planejamento, gestão de projetos e a elaboração de proposta orçamentária. Compete também definir, coordenar, supervisionar, executar atividades inerentes à qualificação dos serviços farmacêuticos, visando à capacitação e desenvolvimento de recursos humanos inseridos no Sistema Único de Saúde – SUS, mediante a cooperação técnica com instituições de ensino e pesquisa.

Gestão de Assistência Farmacêutica
Coordenadora: Suzete Henrique da Silva, Farmacêutica
E-mail: gestao.farmacia@saude.rj.gov.br
A Coordenação de Gestão de Assistência Farmacêutica (CGAF) tem por atribuições definir e coordenar as atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica no âmbito dos Programas Estratégicos e da Atenção Básica, para atendimento às Secretarias Municipais de Saúde, bem como as atividades inerentes à Assistência Farmacêutica Hospitalar das unidades próprias ( Hospitais e UPA) da rede SES. Para fornecer suporte técnico a esta Coordenação, foram instituídas, ainda sem publicação, duas comissões: a Comissão Estadual de Assistência Farmacêutica Hospitalar e a Comissão Estadual de Assistência Farmacêutica.

Rio Farmes
A RIOFARMES - Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais tem como atribuição coordenar, supervisionar, executar atividades inerentes ao cadastro e dispensação de medicamentos de alto custo constantes na grade do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF/RJ, em conformidade com as normas estabelecidas pela Portaria GM/MS nº 1.554 de 30 de julho de 2013 aos pacientes da capital do Estado do Rio de Janeiro.



Diretorias:

Direção Geral: João Flávio Souza da Rocha
E-mail: flavio.rocha@saude.rj.gov.br
A direção Geral da Rio Farmes tem por atribuição coordenar e supervisionar as atividades realizadas pelas diretorias técnica e administrativa, planejar, coordenar e implementar ações de alto nível visando a otimização dos processos internos que favoreçam o melhor atendimento aos pacientes.

Direção Administrativa: Andressa Pereira dos Santos
E-mail: andressa.santos@saude.rj.gov.br
A direção administrativa da Rio Farmes tem por atribuição coordenar e controlar as atividades relativas à gerência de recursos humanos, gerência de serviços gerais, contato e cadastro de fornecedores, atendimento telefônico, estoque de suprimentos, manutenção predial e co-gestão financeira.

Direção Técnica - Farmacêutica: Adriana Blanco Antelo
E-mail: adriana.blanco@saude.rj.gov.br
A direção técnica tem por atribuição coordenar e controlar o estoque de medicamentos (data , validade,quantidade), supervisionar o serviço de dispensação de medicamentos, monitorar a prestação de orientações farmacêuticas sobre o uso de medicamentos feitas aos pacientes pelos dispensadores, suprir todas as dúvidas e orientações necessárias,cadastro dos pacientes.

Telefones úteis