O sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é um sistema informatizado desenvolvido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), em parceria com Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e a Secretária de Vigilância em Saúde (SVS), para atender aos Laboratórios de Saúde Pública no que se aplica aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e construído de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.
O GAL tem como principais funções:
● Gerenciar e acompanhar as realizações das análises laboratoriais desde a sua solicitação até emissão do laudo final;
● Gerar relatórios gerenciais e de produção nas Redes de Laboratórios de Saúde Pública;
● Gerar consultas e relatórios (específicos e epidemiológicos);
● Enviar resultados laboratoriais dos casos suspeitos ou confirmados para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN);
● Subsidiar as tomadas de decisões pelas Vigilâncias nas esferas Nacional, Estadual e Municipal;
● Padronizar as informações dos laudos e pareceres técnicos.
O acesso ao sistema GAL somente é permitido, de forma hierarquizada, aos agentes autorizados por meio de login e senha exclusiva, nos limites das respectivas competências.
Para se obter um aceso mais consistente ao Sistema GAL, recomendamos a utilização dos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
Havendo dúvidas quanto à utilização e acesso ao GAL, entre em contato conosco pelo endereço gal.riodejaneiro@gmail.com ou pelo telefone (21) 2334-9985.