Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Vigilância em Saúde
LACENRJ
O LACEN
Sobre o LACENRJ
LACENRJ
Sobre o LACENRJ

O Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) é uma instituição pública de saúde vinculada a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Sua trajetória tem início em 05 de junho de 1894, com a criação do Laboratório Municipal de Bromatologia. Ao longo do tempo passou por várias transformações, vindo a pertencer tanto à esfera estadual quanto à federal. Nos anos 60, com a mudança da capital federal para Brasília, veio a se vincular definitivamente ao poder público estadual.

Em 1983 passou a ser identificado como Laboratório Central Noel Nutels e, a partir da implantação do Sistema Único de Saúde e da criação dos Laboratórios Centrais pelo Ministério da Saúde, na década de 1990, veio a se consolidar como Laboratório de Referência Estadual. Mais adiante, em 2002, tornou-se Coordenador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública - RELSP, se identificando como um dos principais Laboratórios Centrais - LACEN do país.

O LACEN-RJ integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública - SISLAB, instituído pela Portaria MS nº 2031/2004, o qual se constitui em um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à Vigilância em Saúde - compreendendo a Vigilância Epidemiológica, Sanitária, em Saúde Ambiental e a Assistência Médica.

Dentro da estrutura do SISLAB, o LACEN-RJ atua como Laboratório de Referência Estadual - LRE. Os LRE são os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) estaduais, órgãos vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde, com área geográfica de abrangência estadual e com as seguintes competências:

I - Coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde publica;
II - Encaminhar ao Laboratório de Referência Regional - LRR amostras inconclusivas para a complementação de diagnóstico e aquelas destinadas ao controle de qualidade analítica;
III - Realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual;
IV - Realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico;
V - Habilitar, observada a legislação específica a ser definida pelos gestores nacionais das redes, os laboratórios que serão integrados à rede estadual, informando ao gestor nacional respectivo;
VI - Promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios;
VII - Disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido.

MISSÃO
“Atuar como Laboratório de Referência na realização de análises de interesses da Vigilância em Saúde e coordenar a Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro.”

VISÃO
“Ser reconhecido em nível estadual como laboratório de excelência na execução de análises de interesse da saúde pública.”

VALORES
“Credibilidade – Eficiência – Ética – Qualidade – Responsabilidade Socioambiental – Transparência”

POLÍTICA DA QUALIDADE

O Laboratório Central Noel Nutels, em respeito aos direitos do cidadão à Saúde, tem por compromisso:
● Cumprir com as disposições legais, além dos requisitos estabelecidos pelas normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR NM/ISO 15189 e com as Boas Práticas Laboratoriais, com os parâmetros definidos no SUS e em concordância ainda com os critérios do Modelo de Excelência em Gestão, preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ);
● Desenvolver e avaliar continuamente o Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) em todos os níveis organizacionais;
● Promover a comunicação e compreensão efetiva dos requisitos do SGQ a todas as partes interessadas, assegurando a completa implementação das políticas e procedimentos pertinentes a cada área de trabalho;
● Garantir a melhoria contínua dos processos de trabalho, assegurando a qualidade dos serviços prestados;
● Assegurar a confiabilidade dos resultados gerados;
● Satisfazer as necessidades dos clientes.

 
RECEPÇÃO DE AMOSTRAS

Amostras de PRODUTOS são recebidas de segunda a sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas.
As AMOSTRAS BIOLÓGICAS são, rotineiramente, recebidas de segunda a sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas. Em se tratando de CASOS GRAVES, as amostras biológicas também são recebidas nos sábados, domingos e feriados, no horário de 08 às 17 horas.
No sentido de preservar a qualidade das amostras biológicas, recomendamos observar as orientações contidas no “Guia rápido sobre coleta, acondicionamento e transporte de material biológico para exames laboratoriais”, que se encontra publicado no Item “Manuais e Guias” deste site.
 

VEJA O ORGANOGRAMA LACEN-RJ


CONTATOS

Laboratório Central Noel Nutels
Rua do Resende, 118, Centro, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 20231-092
Telefones: (21) 2332-8598 / (21) 2332-8607

Direção Geral
E-mail: dg@lacen.fs.rj.gov.br ; dgnnutels@saude.rj.gov.br ; noelnutels@gmail.com

Ouvidoria
E-mail: ouvidoria.lcnn@saude.rj.gov.br

Telefones úteis