Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Vigilância em Saúde
LACENRJ
Notícias
LACENRJ
Notícias
19/06/2019 LACEN-RJ promove capacitação em Vigilância de Ambiente da Febre Maculosa Brasileira para técnicos da região Norte e Noroeste

No período de 03 a 07/06/2019, a GPA/LACEN/RJ realizou, no município de Cardoso Moreira, o evento “Capacitação para a Vigilância de Ambiente da Febre Maculosa Brasileira”, destinado a capacitar técnicos da região Norte e Noroeste, que assim se tornaram multiplicadores na vigilância de ambiente da Febre Maculosa Brasileira. O evento, de grande importância para a região, contou com a participação de vários técnicos dos municípios de Cardoso Moreira, Italva e Itaperuna.

A capacitação, conduzida pelos técnicos da GPA/LACEN/RJ, Maria Stella Barros, Giselle do Lago Martins e Jonathan Souza, se constituiu de aulas teóricas e práticas, pesquisa de campo e exercícios de prática profissional, proporcionando aos participantes os conhecimentos necessários ao domínio de ferramentas de análise de ambiente e captura de vetores de riquetsioses.


Na ocasião foram ministradas aulas teóricas referentes a ecoepidemiologia dos vetores de riquetsioses, aula prática de manejo ambiental de vetores de riquetsioses (catação manual em hospedeiros, caninos, bovinos e equinos e também arrasto no pasto), coleta de sangue de hospedeiros caninos, bovinos e equinos, e aula prática de identificação taxonômica dos principais vetores que ocorrem no estado do Rio de Janeiro. Também foram distribuídas apostilas e chaves pictóricas para identificação taxonômica dos vetores de riquetsioses.
Os vetores coletados nos hospedeiros e no ambiente foram levados ao LACEN-RJ para identificação taxonômica e, posteriormente, encaminhados ao LIRN/FIOCRUZ para exame de PCR. Já as amostras de sangue coletadas dos animais hospedeiros foram processadas no município de Cardoso Moreira e encaminhados para análise no LACEN-RJ.

Telefones úteis