Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Vigilância em Saúde
LACENRJ
Notícias
LACENRJ
Notícias
11/12/2018 Parceria entre FIOCRUZ e SES promoverá a edição 2019 do “Treinamento em Malacologia com ênfase as parasitoses de importância médica e veterinária”
O Laboratório de Referência Nacional em Esquistossomose-Malacologia (LRNEM), em parceria com o Laboratório Central Noel Nutels - LACEN-RJ, realizará, no período de 04 a 08 de fevereiro de 2019, o “Treinamento em Malacologia com ênfase nas parasitoses de importância médica e veterinária”, destinado a capacitar servidores atuantes na Vigilância em Saúde das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde. As aulas teóricas e práticas acontecerão nas dependências do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.
 
O treinamento tem como principal objetivo conscientizar os profissionais para a importância da vigilância epidemiológica em malacologia médica, bem como fornecer subsídios ao controle de moluscos transmissores de parasitoses ou de espécies exóticas. Devendo-se ressaltar que as atividades de malacologia têm significativa relevância na vigilância epidemiológica das áreas com registros de parasitoses associadas aos moluscos e, em áreas indenes, na detecção precoce de condições que favorecem a ocorrência de casos e a instalação de focos de transmissão.
 
Esta capacitação requer o afastamento do servidor de suas atividades pelo período de uma semana. Assim, inicialmente os interessados deverão enviar uma carta de interesse em participar do evento através do email gpa@lacen.fs.rj.gov.br, constando seu contato pessoal e profissional, bem como a informação de haver concordância da chefia imediata.
 
A frequência será controlada, se obrigando o participante a cumprir no mínimo 80% da carga horária estabelecida.
 
O certificado será emitido pelo LACEN-RJ após a conclusão do treinamento, considerando a frequência e o desempenho do aluno.
 
Os interessados poderão solicitar inscrição até 21 de janeiro e, até 01 de fevereiro, serão notificados quanto à confirmação da possibilidade de sua participação.
 
Para inscrição basta preencher a ficha "SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM EVENTO". 
 
Lembramos que a Fiocruz não arcará com qualquer despesa referente à participação dos inscritos no evento.
 
Data do Treinamento: 4 a 8 de fevereiro de 2019
Local: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Pavilhão Arthur Neiva (Pavilhão de Cursos, sala 9), Av. Brasil 4365, Rio de Janeiro/RJ
Número máximo de alunos: 25
 
Havendo dúvidas, os interessados poderão entrar em contato com a organização do evento pelo telefone (021) 2334-7582 ou pelo email gpa@lacen.fs.rj.gov.br
Contatos: Giselle do Lago Martins e Edinea da Cruz Moreira
 

Programa Resumido

►Segunda-feira - 04/2
Apresentação do curso
Introdução ao estudo dos moluscos. Impactos ambientais e para a saúde, decorrentes da expansão dos moluscos exóticos e/ou transmissores de parasitoses.

►Terça-feira - 05/2
Classe Gastropoda e helmintoses associadas à malacofauna. Identificação específica e pesquisa de formas larvais de helmintos.

►Quarta-feira - 06/2
A importância dos levantamentos malacológicos e monitoramento das espécies com importância médica – o papel da vigilância malacológica. Técnicas de coleta e processamento de amostras.
 
►Quinta-feira - 07/2
Técnicas de manutenção de moluscos límnicos e terrestres em laboratório, bem como fixação e dissecção morfológica. Medidas de controle de moluscos límnicos e terrestres.

►Sexta-feira - 08/2
A Coleção de Moluscos do Instituto Oswaldo Cruz: sua importância e visita ao acervo. Avaliação teórico-prática.
 
Telefones úteis