Embora venha registrando menores casos de natalidade adolescente, no Brasil, o número ainda é preocupante e requer atenção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada cinco bebês que nascem, um tem a mãe com idade entre 15 e 19 anos de idade.
Este número preocupa, já que, segundo especialistas, a gravidez na adolescência afeta a perspectiva de vida do adolescente. É comum, por exemplo, que a mãe abandone a escola e interrompa definitivamente os estudos, o que é um fator complicador para o futuro. Além disso, uma gestação não planejada muitas vezes é fruto de relações de poder ou casos de violência, o que gera traumas permanentes.
O assunto precisa ser discutido, seja na escola, nas famílias e principalmente em ações de políticas públicas. Afinal, a medida mais eficaz para prevenir a gravidez na adolescência ainda é a educação. Os adolescentes precisam de orientação e os pais tem papel fundamental. Juntos eles precisam romper barreiras e tabus para falar sobre sexualidade.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria