MISSÃO
Qualificar, habilitar e especializar profissionais de saúde de nível médio por meio de uma educação crítica, problematizadora e comprometida com os princípios do Sistema Único de Saúde.
VALORES
Os processos pedagógicos desenvolvidos pela Etis têm a humanização, a transparência, a justiça social, a probidade, a responsabilidade, o compromisso, a democracia, a inovação, a resiliência e idealismo como seus principais valores. Como parte de seu compromisso com estes, a escola atua no sentido de empreender práticas e definir conteúdos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento e aumento da autonomia do trabalhador de nível médio em saúde, valorizando seus conhecimentos e experiências cotidianas.
BREVE HISTÓRICO
A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis) recebeu este nome em homenagem à enfermeira sanitarista Izabel dos Santos, por seu trabalho pela saúde pública e formação de trabalhadores técnicos de nível médio. A ETIS foi criada em 1989, por força do Decreto Nº 13.802 de 01 de novembro, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), no bojo do movimento da Reforma Sanitária, origem do Sistema Único de Saúde (SUS). A ETIS é, portanto, uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela educação profissional técnica de nível médio para os trabalhadores inseridos no SUS no Estado do Rio de Janeiro e integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), do Ministério da Saúde.
OBJETIVO
A Etis, enquanto Escola Técnica do SUS (ET-SUS) tem como objetivo atender aos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores de nível médio do SUS, tendo como meta formar profissionais de saúde que sejam capazes de refletir sobre sua atuação e transformar o meio em que vivem e trabalham, tendo em vista a consolidação do SUS e a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária.