Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Dançar faz bem ao corpo a alma e a mente 03/12/2018 Dançar faz bem ao corpo a alma e a mente Os mais jovens e os mais velhos podem e devem entrar na dança. Cabe aos profissionais adaptarem os passos às limitações físicas de cada aluno

Aceita uma dança? Deveria... Dança de salão, contemporânea, zumba, balé, dança de rua, sapateado, jazz, dança do ventre... São muitos os ritmos e formas de dançar, mas todos os estilos possuem algo em comum: fazem muito bem à saúde.

Envolvendo som e ritmo, a prática exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio de gestos, posturas e movimentos. Na prática, traz como aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória e também otimização do condicionamento aeróbico.

Como se não bastassem, tantos benefícios, eles estão ao alcance de pessoas de todas as idades. Afinal, garantem os especialistas, aidade não é um fator que atrapalhe quem deseja ingressar no universo da dança. Os mais jovens e os mais velhos podem e devem entrar na dança. Cabe aos profissionais adaptarem os passos às limitações físicas de cada aluno.

Cinco razões definitivas para praticar dança

• Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico.

• A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma.

• A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.

• Não importa a idade, a habilidade ou a classe social, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia maravilhoso. Também é capaz de transformar a vida da pessoa.

• Tem um ditado que diz: quem dança é mais feliz! Eu digo: se está procurando felicidade coloque uma música e dance!

Telefones úteis