Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Quanto tempo de atividade física você precisa? 24/09/2018 Quanto tempo de atividade física você precisa? A partir dos 65 anos, a OMS recomenda a realização de atividade física moderada semelhante à da faixa etária anterior, de preferência em grupo, três dias por semana, no mínimo, em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada um

Que atividade física é importante para saúde física e mental você já sabe, não é mesmo? Mas quanto tempo de atividade é necessário para que o corpo e a mente se beneficiem? A resposta varia de acordo com a sua idade.

Crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos devem participar de brincadeiras, jogos, esportes, educação física e atividades que envolvam recreação e locomoção, com a família, amigos e colegas. Quem está nessa faixa de idade deve praticar pelo menos 60 minutos de atividade física diária, seja moderada (caminhada para a escola, jogos recreativos) ou intensa (corrida, jogos esportivos), somando 300 minutos de atividade física na semana.

Para quem tem de 18 a 64 anos, a OMS recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade intensa. Entre as alternativas estão caminhar, pedalar, fazer serviços domésticos, praticar jogos e esportes. As atividades devem ser realizadas em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.

A partir dos 65 anos, a OMS recomenda a realização de atividade física moderada semelhante à da faixa etária anterior, de preferência em grupo, três dias por semana, no mínimo, em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada um. De forma geral, são suficientes 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade intensa.

Para todas as idades, vale a lembrança de que o aumento do tempo de atividade física potencializa os resultados. Vale, também a dica de consultar um profissional de saúde antes de iniciar a atividade e de, sempre que possível, ter a orientação de um profissional de Educação Física.

Telefones úteis