O coordenador estadual de saúde do homem, Giovani Dimas, destacou a força de trabalho do homem do campo e as necessidades de Um Ser Humano, que Precisa de Cuidados e Atenção!
Entender o contexto sociocultural e as variadas adaptações dos tempos modernos, considerando a tríade: trabalho, saúde e adoecimento e ambiente, nos remete a reflexões, onde as responsabilidades das instituições e gestores, dos profissionais da saúde e a sociedade tem um papel relevante frente aos desdobramentos e desafios para as boas práticas em saúde e na promoção da saúde em comunidade.
As garantias de acolhimento apropriado e atendimento a esse público específico que ainda em sua maioria é invisível aos serviços de saúde, nos convida a reforçar nas ações já existentes e ampliar a lógica para captar e vincular o homem em suas diferentes realidades, estimulando a busca pela promoção e prevenção à saúde na UBS local, porta de entrada preferencial do SUS.
É notório que precisamos considerar: as características e a relação com o trabalho no campo, cuidados com a saúde, as necessidades de saúde, e sua relação com a Unidade Básica de Saúde UBS.
O trabalho de planejamento da conferência é uma importante ferramenta para elaborar ações conjuntas envolvendo atores de diferentes esferas governamentais e não governamentais a fim de atender efetivamente as reais necessidades da saúde do trabalhador do campo com a manutenção e preservação dos hábitos culturais, respeitando os valores e a dignidade do povo da terra.