Subsecretaria de Atenção à Saúde
Notícias SAPS
Atenção Primária à Saúde
Notícias SAPS
28/06/2019 XXIX FÓRUM PERMANENTE ESTADUAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ABORDA O PROGRAMA ESTADUAL DE FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE O evento, realizado no último dia 26 de junho, reuniu mais de 170 profissionais de saúde de todas as regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro.

Como estratégia para o financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS) no estado do Rio de Janeiro, o Prefaps tem como objetivo apoiar a Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios a partir da manutenção e expansão das equipes de saúde da família (eSF) e de saúde bucal (eSB), bem como fomentar a qualidade e o alcance de metas no âmbito da APS.

O PREFAPS possui três e componentes e a equipe da SAPS elaborou manual instrutivo com o detalhamento de cada um deles. Um dos produtos do Fórum é o aprimoramento do referido Manual com as contribuições ocorridas no evento, incluindo todos os participantes como colaboradores na autoria do documento. Segundo a Superintendente de Atenção Primária à Saude da SES, Thaís Severino da Silva, o PREFAPS representa um momento importante para a Atenção Primária à Saúde, que volta a participar do financiamento deste nível de atenção no âmbito estadual do SUS.

Manual instrutivo PREFAPS - Versão preliminar

A versão final do Material Instrutivo será disponibilizada no início do mês de julho e conterá de forma detalhada as diretrizes para a melhoria dos indicadores da Atenção Primária à Saúde. As equipes de apoio regional da SAPS apoiarão os municípios para o monitoramento e alcance das metas nos grupos de trabalho regionais da Atenção Primária à Saúde.