Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Notícias SAPS
Atenção Primária à Saúde
Notícias SAPS
27/03/2019 Capacitação em Estimulação Precoce voltada para crianças acometidas pela SCZ e STORCH - Região Metropolitana 1 O curso de capacitação foi realizado nos dias 19 e 20 de Março de 2019, no IFF/Fiocruz, tendo como público alvo fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacional da região metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro.

A Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ em parceria com a UERJ está ofertando diversos cursos e capacitações voltados para a linha de cuidado da saúde da criança.

O curso de capacitação voltada para a atenção e cuidado ao desenvolvimento de crianças com síndrome congênita pelas infecções ZIKA e STORCH: ênfase na estimulação precoce, foi realizado nos dias 19 e 20 de Março de 2019, no Instituto Nacional da Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz), tendo como público alvo fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacional da região metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro.

Este curso foi ministrado pelos profissionais do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras e coordenado por: Carla Trevisan M. Ribeiro, Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Natália Anachoreta Molleri, Maria Carolina Muzzio Salazar e Maria Luciana Mayrink.

O curso foi ministrado em dois dias, sendo o primeiro dia teórico, com temas sobre: desenvolvimento neurosensóriomotor normal, alterações do desenvolvimento em crianças com Zika e STORCH, e avaliação do desenvolvimento; e o segundo dia teórico prático, com: Noções básicas para tratamento multiprofissional, cuidado centrado na família e orientações domiciliares.

Participaram do curso 22 profissionais de saúde, sendo 12 fisioterapeutas, 8 fonoaudiólogo e 2 terapeuta ocupacional, 1 estudante de terapia ocupacional e 2 gestores, dos municípios de Belford Roxo, Itaguaí, Magé, e São João de Meriti.

Turma 2 do Curso de Capacitação em Estimulação Precoce da Metropolitana 1.

Essa foi a segunda turma do curso que irá contemplar todos os municípios da região. Em dezembro do ano passado foram capacitados profissionais dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Telefones úteis