Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Conheça A SAPS
Sobre a Superintendência
Atenção Primária à Saúde
Sobre a Superintendência

Superintendente de Atenção Primária à Saúde: Halene Cristina Dias de Armada e Silva

Doutorado e Mestrado em Enfermagem, Especialização em Gestão, Governança e Setor Público, Especialização em Enfermagem Obstétrica, Especialização em Docência do Ensino Superior e Certificação em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Atua na gestão da atenção primária do SUS há mais de 15 anos. É membro do grupo de pesquisa Saberes e Práticas em Saúde Coletiva da UERJ e Revisora Ad hoc do On line Brazilian Journal of Nursing.


A Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS)

A SES-RJ vem investindo, junto aos municípios, na implantação e qualificação da Atenção Primária à Saúde, nesse sentido, observa-se uma expansão progressiva na ampliação da cobertura populacional no território estadual.

Atenção Primária à Saúde abrange a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território. É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas. Ela deve ser a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. A Atenção Primária à Saúde considera o sujeito em sua singularidade e inserção sócio-cultural, buscando produzir a atenção integral. 

A Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) organiza-se em Gabinete, com assessoria ao gabinete e equipes regionais para apoio institucional junto aos municípiosde cada uma das nove Regiões de Saúde do Estado e Áreas Técnicas para apoio matricial.

A execução das ações em Atenção Primária à Saúde é de competência municipal, cabendo ao estado prestar apoio institucional, matricial, técnico, político e financeiro aos municípios. Na SES-RJ, a SAPS é a responsável pela Política de Atenção Primária à Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Além da Coordenação de Apoio à Gestão da APS, são de responsabilidade da SAPS as Áreas Técnicas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente; Aleitamento Materno; Saúde Bucal; Saúde do Idoso; Saúde das Populações em Situação de Rua; Saúde do Homem; Alimentação e Nutrição; Práticas Integrativas e Complementares; Doença Falciforme; e Coordenação de Educação em Saúde.


MISSÃO
Desenvolver a Gestão no SUS, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, para garantia do cuidado integral, resolutivo e de qualidade, com foco nas especificidades loco regionais, para toda a população do estado do Rio de Janeiro.

VISÃO
Ser referência para a sociedade como gestora da Atenção Primária à Saúde na formulação e implementação de políticas públicas e estratégias que respondam às necessidades de saúde locorregionais no estado do Rio de Janeiro. 

VALORES
Democracia, participação, solidariedade, corresponsabilidade, respeito à diversidade, responsabilidade sanitária, equidade e compromisso com o SUS.


 

Telefones úteis