Em consonância com o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, a Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ estimulou as coordenações e os profissionais da Atenção Primária fluminense a divulgarem suas estratégias e ações voltadas para a segurança do paciente na APS, conforme o tema da campanha deste ano: "Segurança do Trabalhador da Saúde: Uma prioridade para a segurança do paciente".
Buscando conhecer o que é desenvolvido nos territórios, a SAPS recebeu, até o dia 25/09/2020, vídeos curtos, fotos e/ou relatos em texto (com a inclusão das hashtag) que resumam essas ações. Os materiais abaixo foram enviados pelas Secretarias Municipais de Saúde para divulgação dos eventos, incluindo as fotos da galeria.
- SMS Casimiro de Abreu
"Pensando na saúde e bem-estar dos nossos profissionais atuantes na linha de frente no combate à COVID 19, reunimos parcerias com a Coordenação de Fisioterapia e o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família a fim de proporcionar aos nossos colaboradores serviços de saúde que vão aliviar o estresse físico e mental.
Teremos nos dias 16/09, 17/09, 18/09 e 23/09 aqui na nossa unidade fisioterapeutas e massoterapeutas cuidando da saúde daqueles que desejarem. Teremos também uma psicóloga para conversar e avaliar nossos profissionais, necessitando de um prévio agendamento".
- SMS Vassouras
"Considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença, a equipe do NASF AB/ Vassouras – RJ, em função da pandemia da COVID 19, construiu uma ação de acolhimento aos trabalhadores das equipes de saúde da família em duas frentes de atuação. A primeira se constitui como um acolhimento individualizado para aqueles sujeitos que estejam vivendo algum tipo de sofrimento em decorrência da pandemia ou que tenha se agudizado com a mesma, podendo ocorrer de maneira remota e/ou presencial em função de cada situação apresentada. É válido ressaltar que o acolhimento pode ocorrer em vários atendimentos e que, a partir da avaliação do caso, também pode haver articulação com a rede de atenção à saúde para atendimentos especializados. A segunda se caracteriza pelo acolhimento em grupo dos trabalhadores das equipes de saúde da família, cuja proposta é construir um espaço de fala e escuta acerca das vivências em família, sociedade e no próprio trabalho, assim como as repercussões da pandemia em suas vidas. Nesta segunda proposta também são utilizadas técnicas de dinâmicas de grupo, meditação, relaxamento e alongamento, com vistas à melhora da qualidade de vida e das relações entre as equipes / processos de trabalho. Sendo a saúde do trabalhador uma área técnica da saúde pública que intervém na relação entre o sistema produtivo e a saúde, de forma integrada com as outras políticas sociais, que visa à preservação da saúde dos trabalhadores, acreditamos que, com estas ações, estamos mobilizando a rede para olhar de maneira mais atenta a este determinante social de saúde, assim como colaborando com a qualidade de vida dos trabalhadores".
- SMS Paraíba do Sul
"Diante desse cenário novo e desafiador, a Equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família / Atenção Básica - NASF/AB desenvolve e aplica o Projeto “Cuidando de Quem Cuida em tempos de Covid-19 sob a perspectiva do Autocuidado” como estratégia voltada para a segurança do trabalhador e do paciente da APS.
As ações desenvolvidas pelo NASF/AB nas Unidades Básicas de Saúde incluem rodas de conversa em que há uma escuta diferenciada e acolhedora dos sofrimentos e dores dos trabalhadores, reflexão sobre as fragilidades coletivas e do ambiente, acolhimento das suas demandas através da escrita terapêutica, reflexões sobre as possibilidades de lidar de forma mais harmônica com o estresse, esgotamentos físico e mental, além da oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na gestão do autocuidado".
- SMS Resende
Projeto Visita Dourada
"Foi decidido, em equipe, a proposta de realizarmos visitas domiciliares nas residências da população alvo: gestantes, puérperas , nutrizes e mães de crianças menores de 2 anos. A atividade foi programada para acontecer nos dias 07/08/2020 e 10/08/2020. Como recurso didático foi confeccionado um banner informativo com frases de fácil assimilação e mensagem de incentivo ao aleitamento materno. Realizamos a confecção de lembrancinha da atividade: “frasco com álcool 70%”, visando oportunidade de também oferecer informações sobre higienização e prevenção de infecções. As visitas foram realizadas em via pública (calçada, portão), por se tratar de ambiente ao ar livre, respeitando a distância entre os profissionais e o usuário e o uso de máscaras de proteção. Participaram da atividade profissional: enfermeira - abordando os assuntos: pega correta, principais fatores que facilitam e dificultam a amamentação e benefícios do aleitamento materno para mãe e bebê; profissional odontologista: importância do aleitamento materno para formação da arcada dentária, higienização oral da criança após mamadas. Contamos também com o apoio da equipe de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal, contribuindo com as orientações mencionadas. Desta maneira foi possível contemplar o aspecto de promoção da saúde atribuído à equipe de Estratégia Saúde da Família. Fomos contemplados com a aprovação do público alvo que manifestou satisfação como a abordagem".
E-mail para contato: segurancadopaciente.saps@gmail.com