Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Básica
Políticas, Programas e Estratégias
Programa Academia da Saúde
Atenção Básica
Programa Academia da Saúde
O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado

O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Os polos do Programa são ponto de atenção à saúde para o desenvolvimento de práticas:

• Corporais
• Integrativas e complementares
• Artísticas e culturais
• Atividades físicas variadas
• Promoção da alimentação saudável
• Educação em saúde
• Mobilização da comunidade

A opção por aderir ao Programa Academia da Saúde deve partir de uma análise da situação de saúde do município/território, identificando a necessidade e as potencialidades em se desenvolver o Programa.

Como a Superintendência de Atenção Básica faz para apoiar os municípios?

A equipe da SAB esteve presente em todo o processo de implantação e adesão ao programa juntamente com o apoio do Ministério da Saúde para o Programa desde 2011. Além disso, a equipe de referência estadual atua junto ao Ministério da Saúde, anualmente, no processo de monitoramento do programa, com os objetivos de acompanhar municípios com obras em andamento; apoiar municípios com polos em funcionamento; garantir que a mudança de gestão não interrompa o fluxo de informações; reforçar a comunicação com as secretarias municipais de saúde e planejar iniciativas de formação e educação permanente. Como desafios destacamos: auxiliar municípios na conclusão das obras; apoiar na qualificação do trabalho das equipes que atuam nos polos; auxiliar no processo de solicitação de custeio.

Telefones úteis