Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Básica
Políticas, Programas e Estratégias
Linha de Cuidado da Doença Falciforme
Atenção Básica
Linha de Cuidado da Doença Falciforme
DOENÇA FALCIFORME NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO BÁSICA: UMA AGENDA DA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO RJ

O diagnóstico precoce facilitado pelo primeiro acesso, a abordagem multiprofissional como condição inerente à integralidade e a possibilidade da atenção qualificada em saúde segundo as especificidades da Doença Falciforme são alguns das condicionalidades atribuídas à Atenção Básica. Além disso, articulações intersetoriais na perspectiva da Educação, da Assistência Social, da Promoção do emprego, geração de renda e participação social são interfaces necessárias para que a abordagem à pessoa com Doença Falciforme e seus familiares seja plena.

A Doença Falciforme é uma doença genética que acomete majoritariamente a população negra, desde tenra idade. É uma doença crônica com eventos agudos comprometendo vários órgãos, tecidos e sistemas. Daí a necessidade da linha de cuidado em Doença Falciforme. O diagnóstico deve ser feito ainda nos primeiros dias de vida do bebê, através do teste do pezinho. Porém, também pode ser obtido por um exame de sangue, independentemente de quaisquer idades, inclusive durante a gravidez.

A atenção básica tem um importante papel no sentido ordenar o cuidado e coordenar a rede de atenção à saúde para qualificar e promover a atenção à saúde para pessoas com doença falciforme.


 

MATERIAIS DE APOIO

Diretrizes Básicas da Linha de Cuidado da Doença Falciforme

Atenção Integral à Saúde das Mulheres - Doença Falciforme

Recomendações de Imunização - Vacina do Sarampo para Pacientes com Doenças Hematológicas


CONTATOS

Referência para Doença Falciforme na SES-RJ

Márcia Pereira Alves dos Santos - marcia.santos@saude.rj.gov.br

Telefones úteis