Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Básica
Áreas Técnicas
Alimentação e Nutrição
Atenção Básica
Alimentação e Nutrição
Área Técnica de Alimentação e Nutrição

A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) tem como principais objetivos realizar a gestão de estruturação e implementação das ações previstas na  Política Nacional de Alimentação e NutriçãoPNAN ( Portaria nº 2.715, de 17 de novembro de 2011), operacionalizando os programas de modo a atender às especificidades do Estado, suas regiões e municípios. Entre as diretrizes que constam nessa Política, os temas prioritários para esta Área Técnica são: Promoção da Alimentação Saudável, Organização da Atenção nutricional, Qualificação da força de Trabalho e cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional.


 CONTATOS

Carolina de Fátima Braga - Nutricionista - Coordenadora Estadual da Área Técnica de Alimentação e Nutrição;
Margarete Benício Bezerra - Nutricionista;
Márcia Barreto Guimarães Martins - Nutricionista;
Laura Jane Gonçalves Neumann - Assistente Social;
Bárbabra Gonzales Campelo - Assistente Social;
Maria de Fátima dos Santos Fachetti - Nutricionista;
Marília Barboza Castello - Nutricionista;
Raimunda Nocelina da Rocha Santos - Agente Administrativo de saúde;
Carlos Eduardo B. Peres Bouzada - Auxiliarde Enfermagem.

e-mail: atan.atencaobasica@saude.rj.gov.br
Telefone da ATAN: (21) 2333-4008


MATERIAIS EDUCATIVOS

Cartilha de Alimentação de 0 a 2 anos - 2017

Doença Celíaca - Cartilha

Doença Celíaca - Cartaz

Caderno de Receitas dos Avós - 2018


EVENTOS

Grupo Técnico de Alimentação e Nutrição

I Encontro Estadual de Doença Celíaca

XVI Jornada de Alimentação e Nutrição


NOTÍCIAS


Oficina do Novo Programa Bolsa Familia:

No dia 16 de agosto de 2018, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN/SAB/SES), em parceria com a Coordenaçaõ de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e com a Coordenação do Cadastro único e Programa Bolsa Família, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolviomento social, realizou a Oficina do novo Programa Bolsa Família na Saúde, com o propósito de apresentar o aceso ao acompanhamento e ao registro das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família no E-Gestor, que passou a vigorar no segundo semestre de 2018. A Oficina contou coma participação de 104 profissionais de saúde de 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Dra Taís Zeferino, superintendente da SAB

 

Oficina do Guia Alimentar para Menores de 2 Anos

No dia 09/07/2018, foi realizada a oficina para discussão e aprimoramento do novo Guia Alimentar para Menores de 2 Anos, no auditório do 10º andar da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, situado à Rua México, nº 128. Participaram do evento, além dos profissionais da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e PAISMCA, as ATANs das Regiões Norte, Noroeste, Centro-sul, Serrana, Metro II e Baía da Ilha Grande, representantes das Universidades Castelo Branco, Celso Lisboa, Faculdade Arthur Sá Earp Neto, UERJ, UFF, UFRJ, UNIRIO e UNISUAN. Contamos também com a presença de profissionais de entidades de caráter científico como ENSP-FIOCRUZ, ANERJ e SOPERJ, assim como representantes do CRN4 e dos Ministério da Saúde e do Desnvolvimento Social. Todo esse conjunto dos saberes mais expressivos das áreas de alimentação e nutrição e pediatria contribuíram de forma notável para tornar ainda mais completo esse Guia que, com toda a certeza, será um orientador valioso a serviço das famílias brasileiras, no que diz respeito à alimentação infantil.

Telefones úteis