Subsecretaria de Atenção à Saúde
Atenção Básica
Apoio à Gestão
Grupos de Trabalho (GT AB)
Atenção Básica
Grupos de Trabalho (GT AB)

Os Grupos de Trabalho promovem discussões temáticas no intuito de fortalecer as coordenações municipais de Atenção Básica, promover cooperação técnica e a articulação da Rede de Atenção à Saúde em âmbito regional. Além disso, visa à identificação das necessidades de qualificação das gestões municipais, tendo em vista à melhoria das ações e serviços oferecidos nos municípios.

O GT AB é um espaço para a formação em saúde e utiliza uma metodologia baseada em preceitos democráticos, que busca o vínculo e o respeito às especificidades regionais e diversidades culturais, com o intuito de produzir efeitos sobre todos os participantes, seja na reformulação dos métodos adotados na construção dos encontros, assim como no modo de ser e agir dos profissionais envolvidos.

Ocorrem em cada Região de Saúde, geralmente na sede das Comissões Intergestores Regionais (CIR) e as pautas são definidas levando em consideração as especificidades locais e são pactuadas pelo Grupo no decorrer dos encontros. A participação da equipe técnica da SAB acontece de acordo com a possibilidade de deslocamento.

COORDENAÇÃO DO APOIO À GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA

A Coordenação do Apoio à Gestão da Atenção Básica desenvolve um trabalho de apoio técnico e institucional aos municípios e regiões do estado do Rio de Janeiro. Como ferramentas do trabalho do apoio são realizados os Grupos de Trabalho da Atenção Básica (GT AB), os Fóruns Permanentes de Atenção Básica, visitas técnicas aos municípios, reuniões intersetoriais e oficinas temáticas, entre outros espaços de diálogo e articulação com os municípios.