Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Seu filho
11/09/2017 Jovens brasileiros estão mais gordos

A obesidade está diretamente relacionada à cultura social de alimentação e estilos de vida. Um recorte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2016), do Ministério da Saúde, indica que entre 2006 e 2016 a prevalência da obesidade entre os jovens de 18 e 24 anos de idade quase dobrou, passando de 4,4% para 8,5%.

Desde criança, a estudante Larissa Nunes, de 24 anos, estava acostumada a comer comida congelada, muitos doces e a beber refrigerante. O resultado não poderia ser outro: os números na balança subiram.

“A consciência também pesou e percebi que precisava mudar. Hoje sei escolher o que comer e dou preferência aos alimentos de verdade. Não deixo de comer uma pizza, mas tenho minhas prioridades. E também passei a fazer uma atividade física para melhorar a minha disposição”, conta.

Apesar de a pesquisa indicar a obesidade entre os jovens, ela vem atingindo todas as faixas etárias. E é por isso que o Ministério da Saúde se comprometeu com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a tentar frear o aumento da obesidade no Brasil. Para isso, há um documento de apoio para auxiliar a população. É o Guia Alimentar para a População Brasileira, que você pode acessar aqui.

continue lendo
Telefones úteis