Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
07/08/2017 O que são alimentos orgânicos?

Não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Estas são as principais características da produção orgânica vegetal e animal. O objetivo é promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Por isso, para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais.

O que são alimentos orgânicos?

Ao adquirir produtos orgânicos, o consumidor leva para casa alimentos saudáveis, cultivados em sistemas produtivos livres de agrotóxicos e materiais sintéticos e contribui para o fortalecimento de um novo modelo de produção agropecuária e agroindustrial, em que se leva em conta diversas questões fundamentais à sobrevivência do planeta, como, por exemplo, a manutenção da quantidade e qualidade da água e a manutenção da biodiversidade.

Mas, muito embora você possa já ter ouvido falar muito em alimentos orgânicos, o tema pode ser considerado recente. O cultivo e a comercialização dos produtos orgânicos no Brasil só foram regulamentados em 2003, pela Lei 10.831, que demorou mais quatro anos para ser regulamentada pelo Decreto 6.323.

O artigo 1º da Lei 10.831 reforça o que dissemos mais acima ao definir seus objetivos: oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais, preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, incremento da atividade biológica do solo, manutenção da fertilidade da terra no longo prazo, promoção do uso saudável do solo, da água e do ar e redução ao mínimo de todas as formas de contaminação desses elementos – entre várias outras metas.

continue lendo
Telefones úteis