Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Seu filho
19/06/2017 Pré-natal: acompanhamento é essencial

Depois que o teste de gravidez resulta num positivo, a primeira coisa a se fazer é procurar um ginecologista obstetra para que o mesmo faça o acompanhamento de toda a gestação. O pré-natal é essencial para a saúde da futura mamãe e do bebê. Por mais difícil que possa parecer encarar uma gravidez na adolescência, o medo da reação dos familiares e da vida nova que está por vir não podem ser motivos para deixar os cuidados com a saúde de lado ou retardar exames que precisam ser feitos de tempos em tempos com o objetivo de prevenir ou detectar precocemente determinadas doenças.

Pré-natal: acompanhamento é essencial

É importante lembrar que o pré-natal permite identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, etc. Com o diagnóstico precoce, fica mais fácil tomar medidas de tratamento que evitam maior prejuízo à mulher, não apenas durante a gestação, mas para o resto de sua vida.

A pré-eclâmpsia, tão temida entre as gestantes, pois segundo o Ministério da Saúde é uma das principais causas de mortalidade no Brasil, se caracteriza por elevação da pressão arterial, comprometimento da função renal e cerebral, ocasionando convulsões e coma. O acompanhamento médico durante a gestação pode prevenir ou tratar esta doença.

No pré-natal é possível, ainda, identificar e até tratar possíveis problemas no bebê. Más formações do feto, algumas delas em fases iniciais, têm tratamento ainda dentro do útero, o que possibilita proporcionar vida ao recém-nascido.

O trabalho exercido pelo médico e profissionais da saúde no pré-natal serve para apoiar e orientar psicologicamente toda mulher que esteja passando pela experiência da maternidade. Procurar ajuda médica e fazer o acompanhamento devido é um exemplo de amor pela vida que está sendo gerada e, principalmente, de amor próprio.

continue lendo
Telefones úteis