Agosto dourado é o mês do aleitamento materno. Para celebrar a data e reforçar a importância da criação de políticas de aleitamento, a Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenação de Área Técnica de Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno realizou, nesta quinta-feira (03) a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Durante o Seminário "Juntas Pela Amamentação Sem Conflito de Interesses", a Subsecretária Geral, Rachel Rivello, representando o Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., anunciou a criação de uma sala de aleitamento no prédio da SES.

- O secretário nos pediu para anunciar que vamos inaugurar o mais rápido possível uma sala de aleitamento materno para todas as mulheres trabalhadoras da Secretaria. Um dos momentos mais especiais na vida de uma mãe é a amamentação e a SES quer garantir que nossas profissionais mantenham esse vínculo com seus bebês. Essa sala faz parte de ações integradas da SES com outros órgãos para o incentivo do aleitamento materno - destacou Rachel.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação com objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, buscando apoio dos governos e dos diversos setores da sociedade. A SMAM é o momento mais importante do ano para os fomentadores da causa, visando a construção de alianças que fortalecerão as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil.

- Esse momento é importante porque mostra a potência das mulheres. Amamentação é um direito da mulher e ela deve fazer até quando achar necessário. A gente orienta e promove, mas nem sempre é simples assim. Estamos comemorando que as políticas não estão retrocedendo - ressaltou Thais Severino, Superintendente de Atenção Básica.

O evento contou ainda com a participação do coral de crianças da Escola Adventista do Botafogo, que apresentaram duas canções especiais sobre a importância da amamentação. Representantes de órgãos de governo, entidades de promoção de políticas da mulher e da criança e sociedade civil acompanharam a palestra sobre a importância do aleitamento materno e as perspectivas para o futuro.

Mamaço: Dentro da programação da SMAM a Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta quinta-feira (03), um Mamaço, na Praça Gil, em São João de Meriti. O evento promovido em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti contou com a presença de mães amamentando seus bebês. A ação foi um alerta para conseguir doadoras para o Banco de Leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart. Atualmente, apenas três mulheres doam leite para a unidade regularmente, um número muito abaixo do ideal. Profissionais da SES também estarão na Praça orientando a população sobre amamentação.

Agosto Dourado: É o mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, com intuito de reforçar a importância do ato para a saúde da mãe e do bebê, reduzindo riscos de muitas doenças. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Semana Mundial de Aleitamento Materno: A SMAM acontece em mais de 150 países simultaneamente, entre eles o Brasil. Desde 1999, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil e este ano o tema é: Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?