Em visita à Baixada, ministro da Saúde conhece novo hospital do Estado 12/08/2017 Em visita à Baixada, ministro da Saúde conhece novo hospital do Estado Inaugurado há um mês e meio, HTO Baixada vem absorvendo demanda de cirurgias ortopédicas de outras unidades da região

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., apresentou ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, o novo Hospital de Traumato-Ortopedia da Baixada Fluminense (HTO Baixada), em Nilópolis. A visita aconteceu na tarde desta sexta-feira (11/8), durante visitas do ministro por unidades de saúde da segunda região mais populosa do estado do Rio de Janeiro.

- É uma honra estar aqui presenciando a primeira visita do ministro da Saúde à Baixada Fluminense. Essa nova unidade vai proporcionar uma verdadeira revolução no atendimento ortopédico, reduzindo muito as filas de cirurgia e salvando vidas. O ministro tem acompanhado nosso trabalho, sabe que estamos fazendo mais com menos, por isso esse reconhecimento - afirmou o secretário.

O HTO Baixada tem capacidade de 70 leitos e a previsão é que ele atinja a meta de 300 cirurgias ortopédicas - eletivas e de trauma - por mês. A unidade funciona onde ficava o antigo Hospital Estadual Melchiades Calazans, que possuía um perfil voltado para leitos de retaguarda. Com a readequação do hospital, reaberto no fim de junho, foi possível unir a redução do custeio, de R$ 6 milhões para R$ 3 milhões por mês, à atenção para uma demanda reprimida e urgente na saúde da Baixada.

Em um mês e meio de funcionamento, o HTO Baixada já absorveu 36% dos pacientes de cirurgias ortopédicas do Hospital da Posse e 28% do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Ainda em agosto, a unidade será ampliada, inaugurando seu Centro de Tratamento a Queimados.

O secretário Luiz Antonio ainda esteve com o ministro da Saúde em Duque de Caxias - nas obras do Hospital Municipal do Olho, construído em parceria com o Governo do Estado, e no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo -, em Nova Iguaçu - no Hospital da Posse - e no Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis, cujas obras de ampliação serão financiadas com R$ 15 milhões do Ministério.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?