Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
HEAPN realiza capacitação sobre classificação de riscos 13/07/2017 HEAPN realiza capacitação sobre classificação de riscos A iniciativa ressalta a importância da atualização de procedimentos dentro do hospital, além de reforçar a qualidade no atendimento

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes promove, nos dias 12 e 13 de julho, uma capacitação sobre classificação de riscos, que visa à qualidade do atendimento das equipes médicas e de enfermagem da unidade. Os profissionais recebem orientações sobre a forma de abordagem aos diferentes tipos de pacientes que chegam à unidade. A ação foi iniciada pela Assessoria de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde, que rotineiramente realiza treinamentos nas unidades da rede.

- O nosso foco é o acolhimento responsável, treinando frequentemente as equipes para que possam estar sempre preparadas para qualquer demanda da unidade, desde o primeiro contato com o paciente até o atendimento final – destacou o Coordenador da Assessoria de Humanização da SES, Rafael Fornerolli.

O atendimento na porta de entrada é um dos principais assuntos abordados ao longo da capacitação, devido à importância da abordagem e o redirecionamento correto dos pacientes, auxiliando a reorganização do fluxo de atendimento que acontece na unidade. Médicos, técnicos, enfermeiros e outros profissionais puderam trocar experiências, tirar dúvidas, além de reforçar conceitos do protocolo de classificação de risco pediátrico e adulto.

- Neste momento de reestruturação de fluxo de trabalho, principalmente na porta de entrada, é muito importante que os profissionais tenham a oportunidade de tirar dúvida e relembrar conceitos, por mais que todos já saibam os protocolos. Foi muito bacana participar e isso nos ajuda a fazer um serviço melhor – declarou a participante Verônica Ferreira da Silva, analista do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente na unidade.

Os apoiadores institucionais da Assessoria de Humanização da SES, a nutricionista Francilene Almeida e enfermeiras Gisele Macedo e Carmen Andréa, ministram o treinamento nestes dois dias. Os palestrantes também fizeram estudo de casos de atendimento aos pacientes cardíacos, com doenças pulmonares, lesões cutâneas, suspeitas de infarto, entre outras situações do cotidiano hospitalar.

Telefones úteis