O fortalecimento da integração entre os 13 municípios que compõem a Região Noroeste foi tema da reunião promovida pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (28/06). O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, mais uma vez defendeu o consórcio como ferramenta importante para a gestão municipal:

- O consórcio pode ser um instrumento importante de gestão e consequente melhoria da oferta de serviços à população. Eu fui secretário de saúde em Nova Iguaçu e lá existe o Cisbaf, que é um consórcio antigo e forte na Baixada Fluminense. O objetivo é integrar os municípios, que em consórcio, podem, por exemplo, aderir a atas de preço, otimizando recursos – explicou o secretário.

Outro ponto abordado foi a parceria entre a SES e os municípios da região no combate à febre amarela. O secretário agradeceu o empenho das prefeituras, que já conseguiram imunizar os habitantes contra a doença e ressaltou que na próxima semana deve ser lançada a campanha estadual de vacinação abrangendo todo o estado.

- O empenho das prefeituras, especialmente as que fazem divisa com estados muito afetados com a febre amarela, foi fundamental para evitar que nosso estado tivesse um grande número de casos. Felizmente tomamos a decisão acertada nos antecipando e o apoio das prefeituras tem sido decisivo. Com a ajuda do Ministério da Saúde, vamos intensificar a vacinação no estado para que até o fim do ano toda a nossa população esteja imunizada– finalizou Luiz Antonio.