Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
IVB comemora 98 anos com visita dos Doutores da Alegria 19/06/2017 IVB comemora 98 anos com visita dos Doutores da Alegria O cortejo junino levou alegria aos funcionários e colaboradores da unidade

No mês em que completa 98 anos, os corredores do Instituto Vital Brazil (IVB) se encheram de alegria com o projeto Plateias Hospitalares. O cortejo especialmente junino levou a visita dos artistas para a unidade pioneira na pesquisa científica e produção de antídotos contra picada de animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões), além de outros medicamentos e vacinas.

Tocando e cantando músicas típicas de festas juninas para funcionários e colaboradores, os Doutores da Alegria fizeram um verdadeiro arraiá em uma apresentação itinerante pelos setores da unidade.

- O bom humor é uma das ferramentas de defesa de imunológica do ser humano. A presença desses artistas no Instituto é magnífica, trouxe bem estar e momentos de alegria para os colaboradores. Trabalhar em um ambiente assim traz qualidade de vida - comentou o presidente do IVB, Edmilson Migowski.

O Instituto Vital Brazil foi responsável, em 2016, pela produção e distribuição, via Ministério da Saúde, de 132.310 ampolas, entre soros e doses de antirrábicas e antitetânicas. Já este ano, os pesquisadores do IVB trabalham, em fase de teste, em um soro antiapílico – contra picada de abelhas. O instituto também é o único produtor brasileiro do soro contra o veneno da aranha viúva-negra.

Ao longo desses quase cem anos de trabalho, o IVB presta serviços que vão desde os diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública. A unidade carrega a missão de contribuir para a promoção da saúde por meio de pesquisa, difusão de conhecimento científico e fabricação de produtos, com ética e responsabilidade social e ambiental.

- A contribuição do IVB para a população, não só do Rio, mas de todo o Brasil, é essencial para o desenvolvimento na área da saúde. Por meio de uma gestão inovadora e participativa, o instituto se consolidou como um dos laboratórios oficiais brasileiros e está entre os três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. É um serviço que dá orgulho para o Governo do Estado – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Quando tudo começou - Em 1919, o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária que funcionava, provisoriamente, em Icaraí. Anos mais tarde, já nomeado como Instituto Vital Brazil, o local se tornou uma importante empresa de pesquisa e produção de produtos veterinários, biológicos e farmacêuticos. A atual sede – na Rua Maestro José Botelho, número 64, Vital Brazil, em Niterói – foi inaugurada em 11 de setembro de 1943, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. Projetado e construído por Álvaro Vital Brazil, filho do cientista, a obra é um marco da arquitetura moderna brasileira.

ONG Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que mantém parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Projeto Plateias Hospitalares, que conta com a arte do palhaço para intervir no ambiente hospitalar. Desde sua implantação, em 2009, o Plateias promove mensalmente apresentações artísticas em hospitais públicos. Já foram realizadas mais de 380 apresentações, envolvendo 300 artistas e um público de cerca de 70 mil.

Telefones úteis