SES participa da primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana 17/04/2017 SES participa da primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana Além da eleição do conselho técnico, encontro debateu a importância da união dos gestores municipais, com foco na visão regional dos desafios e possibilidades para a melhoria do atendimento oferecido à população

O fortalecimento da atuação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cisserra) foi o principal tema do encontro que reuniu o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., e prefeitos e gestores municipais de Saúde de cidades da Serra Fluminense na manhã desta segunda-feira, 24/4, em Bom Jardim. Entre os principais assuntos, foram debatidos o apoio e as formas de melhorar a integração entre o Estado e, principalmente, entre os próprios municípios. O secretário estadual de Saúde defendeu a união dos gestores municipais como medida essencial para a busca por soluções diante dos desafios a serem superados para a melhoria dos serviços de saúde para a população.

- Acredito que ninguém resolve nada sozinho. A questão da gestão plena dos municípios deve ser olhada sob o ponto de vista da gestão regional. É fundamental que vocês atuem juntos. Decisões regionais devem ser tomadas conjunto em prol do atendimento que precisamos oferecer para as pessoas - explicou Luiz Antônio Teixeira Jr.

O secretário ainda detalhou como serão utilizados os recursos obtidos por meio de uma emenda da bancada federal, de R$ 200 milhões, após uma reunião com deputados federais em Brasília, onde Teixeira apresentou as principais demandas do estado e o planejamento para a destinação dos recursos, que contemplará todas as regiões do estado. Na Região Serrana, a disponibilização dos recursos vai garantir o financiamento das duas UPAs de Petrópolis e da UPA de Nova Friburgo.

O deputado federal Hugo Leal participou do encontrou e falou sobre o cenário atual para liberação de convênios e emendas parlamentares. O evento contou ainda com a presença de representantes da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil para uma apresentação sobre projetos e experiências bem sucedidas na área da gestão consorciada. Além do prefeito Antônio Gonçalves e do secretario municipal de Saúde de Bom Jardim, participaram do encontro prefeitos e representantes de outras cidades da Região Serrana: Guapimirim, Cantagalo, Carmo, Nova Friburgo, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto.