Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES oferece novo sorriso a pacientes pra lá de especiais 17/04/2017 SES oferece novo sorriso a pacientes pra lá de especiais No projeto Mais Sorriso, pacientes com deficiência intelectual e microcefalia recebem atendimento odontológico especializado em duas unidades da rede estadual

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais da Policlínica Piquet Carneiro vem permitindo que crianças e adultos com comprometimento neurológico tenham atendimento odontológico de média e alta complexidade gratuito, além de exames de imagem. O serviço é oferecido no Hospital Estadual Carlos Chagas e no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

A SES reestruturou o serviço de odontologia do Hospital Estadual Carlos Chagas e inseriu em agosto de 2016, o acompanhamento para pacientes com necessidades especiais no Sistema de Regulação Estadual (SER). Ao todo, 138 pacientes já foram atendidos através do programa Mais Sorriso.

- Entendemos que a promoção em saúde passa pela saúde bucal e por isso estamos investindo nessa área, buscando parcerias e o resultado tem sido muito satisfatório – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Todos os municípios do Estado têm acesso ao serviço, que funciona de segunda a sexta-feira e recebe pacientes por meio do SER. A equipe conta com cinco profissionais especialistas em odontopediatria, endodontia, ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Além de quatro técnicos de saúde bucal e todo o suporte médico do Hospital, que realiza ainda todos os exames necessários ao atendimento, como exames de sangue, risco cirúrgico, radiografias, etc.

- Pela dificuldade de cooperação para o tratamento, muitos necessitam de atendimento sob sedação medicamentosa e ainda, centro cirúrgico. Muitas vezes, o paciente nos procura com inúmeras necessidades de intervenção, dor, infecção bucal, refletindo a dificuldade de atendimento odontológico ao longo da vida. Operamos esses casos mais complexos no centro cirúrgico, onde conseguimos em uma única intervenção devolver saúde ao paciente em duas a três horas em média de cirurgia – explica Ricart Gil Macedo, cirurgião bucomaxilofacial da equipe do Hospital Carlos Chagas.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis