Conteúdo principal

Imprensa

Notícias

Macaé recebe segunda UPA, a 51ª do estado

 MG 4040O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde inauguraram nesta quinta-feira, 2 de agosto, a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaé, na Região Norte Fluminense. A UPA Lagomar é a 51ª unidade inaugurada no estado desde 2007, quando o modelo foi criado. Com capacidade para realizar cerca de 300 atendimentos por dia, aunidade possui serviços de urgências clínicas, pediatria, exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização e também vai beneficiar moradores de Conceição de Macabu e Carapebus.

- A UPA é importante porque está localizada neste bairro (Lagomar), que é o mais populoso do município, com 45 mil habitantes. A unidade tem capacidade para atender 350 pacientes por dia. Esse é mais um reforço no atendimento -, Sérgio Côrtes.

A UPA conta com uma unidade de cuidados intensivos, com dois leitos, e unidades semi-intensivas adulta, com três leitos, e infantil, com dois leitos. Além disso, há uma sala de observação individual para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital. Uma ambulância ficará disponível no local.

- Os moradores do bairro terão atendimento 24  horas por dia -, completou o governador Sérgio Cabral destacou, ressaltando que 99% dos casos são que chegam às UPAs, são resolvidos na própria unidade.

Investimentos - A UPA Lagomar consumiu cerca de R$ 3,9 milhões de investimentos e será administrada via Organizações Sociais. A nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. Essas organizações sem fins lucrativos passarão a administrar bens e equipamentos das unidades, utilizando modernas técnicas de gestão e estabelecendo uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade. A UPA Lagomar é a terceira unidade a ser gerida por esse modelo.

Números - Até o último dia 31 de julho, as UPAs do estado atenderam 13.758.912 pacientes. Deste total, apenas 67.384 precisaram ser removidos para hospitais, menos de 0,50% do total. No período, foram distribuídos 98.101.890 milhões de medicamentos e realizados 9.682.259 milhões de exames laboratoriais e 2.729.374 milhões de exames de raios-X.

Juntas, as 51 UPAs do estado somam 81.600 m² de unidades modulares, 204 leitos em salas de cuidados intensivos, 665 leitos em salas de cuidados semi-intensivos e 408 consultórios.

A UPA Lagomar fica na Avenida Quissamã s/nº - Lagomar.

Banners

Programas e Ações

 

©2013 Portal da Saude do RJ - SES - Secretaria de Estado de Saúde

Rua México 128, Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20031-142