Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Meu corpo está meio diferente... O que tá rolando comigo? 19/01/2017 Meu corpo está meio diferente... O que tá rolando comigo? É natural, mas nem sempre é fácil encarar isso tudo. Mas entender o que está acontecendo ajuda!

De repente você olha para o espelho, o espelho olha para você e... Sei lá... Parece que tem alguma coisa estranha... Meu corpo... Tem alguma coisa diferente... Essa sensação de que algo está diferente e até estranho é mais do que normal na adolescência. Ah, a adolescência... Você deve até soltar um suspiro de tédio quando ouve o lê algo como “a adolescência é uma fase...”. Mas não tem muito como fugir disso para explicar o que está rolando.

Então, vamos de fase clichê mesmo: a adolescência é uma fase da vida em que acontecem mudanças no corpo, nos sentimentos, no humor, no jeito de se enxergar e de enxergar ou outros e o mundo. É natural, mas nem sempre é fácil encarar isso tudo. A parte boa é que passa e, quando passar, terá sido muito importante e especial. Enquanto isso, que tal entender direitinho o que está rolando com você e seu corpo?

O conhecimento do próprio corpo e de como ele funciona é imprescindível para entender o que está acontecendo e saber o que é normal ou não. Mas, se liga! Cada pessoa e cada corpo tem seu tempo. As mudanças acontecem no ritmo de cada um e, por isso, não é para achar que há algo errado se o que está acontecendo com você ainda não aconteceu com suas amigas e amigos. Normal! Normal também o contrário, você perceber e ouvir os amigos falarem de mudanças que ainda não sentiu ou percebeu em você.

Em geral, tanto as meninas quanto os meninos passam por transformações e algumas são similares, como os chamados estirões. Estirão? Pode rir da palavra, ela é engraçada mesmo, mas significa aquela espichada que o corpo dá meio que de repente. Começa pelas mãos e pés – você já teve vontade de esconder as mãos ou os pés por achar que são grandes demais? – e depois a altura aumenta – aí as mãos e os pés já não parecem tão desproporcionais.

Nos garotos ocorre, ainda, o alargamento dos ombros e um aumento da força e da musculatura. A partir de estímulos hormonais – hormônios, sempre eles aparecendo para explicar o que rola na adolescência –, podem ocorrer também mudanças no tom de voz. Testículos e pênis começam a aumentar também e aparecem os pelos. E não para por aí! É comum o aumento da transpiração, principalmente nas axilas. Os cheiros ficam mais fortes também, mas para eles existem os desodorantes, né?

Os hormônios também são os responsáveis pelas mudanças no corpo das meninas. Os seios crescem, assim como os pelos. O crescimento dos pelos é lento e só diminui por volta dos 18 anos, assim como a área ao redor dos mamilos. Há um aumento também do tamanho dos quadris, que ficam arredondados, enquanto a cintura fica mais fina. Acontece, também, a primeira menstruação.

Tudo isso é mais do que normal! Mas se você tiver alguma dúvida, vale bater um papo com o seu médico. Sem vergonha e sem medo! Ele pode dar boas orientações e acabar com as dúvidas.

Telefones úteis