Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Avaliação do peso IMC na terceira idade 12/12/2016 Avaliação do peso IMC na terceira idade No caso dos idosos, além do IMC, é importante avaliar o perímetro ou circunferência da panturrilha, assim como se faz com a cintura quando medimos a circunferência da cintura

O Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC, é o que determina se o seu peso está adequado à sua altura ou se você está com magreza, sobrepeso ou obesidade. O índice é apenas como um ponto de partida, pois não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas.

A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas – o cálculo é feito O cálculo é feito dividindo o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

No caso dos idosos, além do IMC, é importante avaliar o perímetro ou circunferência da panturrilha, assim como se faz com a cintura quando medimos a circunferência da cintura. O perímetro da panturrilha é mais sensível para a avaliação da massa muscular, cuja redução implica a diminuição da força muscular. Nos idosos, o perímetro superior a 31 cm indica um quadro de normalidade, enquanto uma medida igual ou inferior a esse valor é indicativa de desnutrição.

Telefones úteis