|
|
|
Ações em Saúde
|
|
Sex, 11 de Março de 2011 |
|
O Programa de Saúde Vocal “ CUIDANDO DA VOZ“ foi especialmente desenvolvido em face do grande número de professores da rede estadual de ensino licenciados e readaptados por alterações vocais objetivando prevenir a ocorrência de disfonias laborativas relacionadas ao mau uso vocal que podem prejudicar a atuação dos docentes.
|
|
Leia mais...
|
|
|
Ações em Saúde
|
|
Seg, 02 de Agosto de 2010 |
|

Sintomas:
A gripe (Influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza, que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória. A doença começa com febre alta, em geral acima de 38ºC, e dura em torno de três dias. A pessoa apresenta também dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros costumam piorar com a progressão da doença e duram cerca de três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir Influenza várias vezes ao longo de sua vida, já que esses vírus podem sofrer mutações ao longo do tempo.
|
|
Leia mais...
|
|
Ações em Saúde
|
|
Seg, 02 de Agosto de 2010 |
A Epidemia de Aids no Estado do Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro apresenta 58.897 casos de AIDS notificados desde o início da epidemia em 1982 até 31 de julho de 2008. Estes casos concentram-se nas regiões metropolitanas 1 e 2, onde residem 85,8% dos pacientes. Ao longo dos anos a epidemia expandiu-se para outras regiões do estado. Atualmente, apesar das taxas de incidência reduzirem-se no estado, passando de 27 casos por 100.00 habitantes no ano de 2000 para 18,8 casos em 2005, o comportamento da epidemia é diferente em seus municípios e regiões. A Baía de Ilha Grande e a região Norte Fluminense têm as maiores taxas do estado nos últimos anos (24,2 e 22 por 100.000 hab. respectivamente, em 2005). A Médio Paraíba, apesar de ter taxas abaixo das do estado, tem mantido os níveis de suas taxas sem apresentar tendência de redução.
|
|
Leia mais...
|
|
Ações em Saúde
|
|
Seg, 02 de Agosto de 2010 |
|
A dengue não é uma doença nova, ela já vem sendo combatida no mundo desde o final do século XVIII, tendo seus primeiros casos conhecidos no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Entretanto, apenas no século XX a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconheceu como doença.
|
|
Leia mais...
|
|
Ações em Saúde
|
|
Seg, 02 de Agosto de 2010 |
 |
Por que a lei foi criada? O Estado do Rio de Janeiro deu um grande passo rumo à preservação da vida e da saúde pública. Sancionada pelo Governador Sérgio Cabral, a Lei Estadual 5517/09 visa resguardar a sociedade dos malefícios do fumo passivo, preservando a saúde do cidadão.
|
|
|
Leia mais...
|
|
|
|
|
|
|
|